Enxaqueca: Saiba como se livrar de vez das dores de cabeça

A enxaqueca é um problema crônico que muitas pessoas não compreendem totalmente e interpretam de forma equivocada. Exatamente por causa deste tipo de informação errônea que circula na internet, é indispensável concentrar todas as informações de como se livrar da enxaqueca.

Por isso mesmo vamos falar mais sobre o que é a enxaqueca, o que a causa, quais são seus reais sintomas e como diferenciá-la de uma grande dor de cabeça comum. Além disso, vamos mostrar como você pode manter uma vida ativa e tranquila sem a enxaqueca.

Antes de tudo, é importante compreender que existem níveis diferentes de enxaqueca e algumas razões diferentes e, acima de tudo, não foi totalmente compreendida pela ciência, que ainda não domina todos os seus aspectos.

Leia também: Quinoa emagrece? É saudável? Benefícios e receitas

ENXAQUECA: SAIBA COMO SE LIVRAR DE VEZ DAS DORES DE CABEÇA

A enxaqueca é um processo de cefaleia (nome científico para dor de cabeça) causado por uma série de gatilhos externos que fazem com que seu cérebro comece a reagir de formas inadequadas aos estímulos externos,

Enxaqueca: Saiba como se livrar de vez das dores de cabeça

Essas reações fazem com que os mais diversos sintomas sejam possíveis, sendo que a dor de cabeça é o predominante em todos os casos. Além disso, enjoos, hipersensibilidade à luz e uma total incapacidade de reação devido à quantidade de sensações misturadas são sintomas comuns da enxaqueca.

Finalmente, um diferencial muito grande é a pessoa que possui enxaqueca aguda ou ocasional, que é aquela que aparece eventualmente e costuma variar de intensidade, podendo vir em potências diferentes da crônica, que se mantém cíclica e costuma ser muito mais incapacitante, gerando um verdadeiro problema para quem a possui.

Uma questão interessante é que as mulheres costumam ter mais enxaqueca que os homens e ela pode ser disparada pelas alterações hormonais da menstruação, sendo que exatamente por isso ela costuma diminuir consideravelmente, tanto em homens quanto em mulheres, quando eles alcançam  a casa dos 50 anos.

Tendo essas informações, é importante entender também como identificar e como se livrar da enxaqueca. As crises são marcadas, como comentamos acima, por dor muito intensa, especialmente na parte de frente da cabeça, enjoos, hipersensibilidade à luz e outros sintomas relacionados à dor e confusão mental. Outro sintoma é a chamada aura.

A Aura é um tipo de dor pré-crise que, quando identificada, pode ajudar no tratamento e talvez até na prevenção da crise de enxaqueca. Apesar de poder atacar sem aviso, o mais comum é que a pessoa, dependendo da quantidade de crises de enxaqueca que tenha, aprenda a identificar os sinais e tenha como se livrar da enxaqueca antes mesmo dela se instalar.

Leia também: Dicas para montar um prato saudável

QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS PARA UMA PESSOA QUE TENHA ENXAQUECA?

Uma das questões mais importantes sobre a enxaqueca é que ela é uma doença recorrente, mesmo que ela seja errática (sem um ciclo fixo), ela sempre pode voltar para você.

Siga estas dicas para se livrar da enxaqueca.

Dessa forma, saber como ela funciona dentro do seu corpo é uma das melhores formas de como se livrar da enxaqueca.

  • Identifique seus gatilhos e sua aura: a maioria das pessoas que tem enxaqueca consegue identificar a aura, que é a dor que prenuncia uma crise de enxaqueca. Algumas conseguem também entender o que causa as crises, sabendo que determinado tipo de gatilho é o que costuma causar a enxaqueca e ir evitando-o.
  • Não tenha medo de tomar um analgésico: é melhor tentar controlar a sua enxaqueca quando ela ainda é suportável. Se você conseguir controla-la por meio de um analgésico leve ainda na aura, é mais interessante do que esperar ela se instalar para tomar o medicamento mais pesado.
  • Isole-se em um quarto escuro: quando estiver em crise, saiba que qualquer estímulo externo pode piorar enormemente a sua dor. Sons e luz devem ser evitados, e o ideal é tentar relaxar e evitar excessos.
  • Evite estressar-se desnecessariamente: se você tem uma vida muito estressante e não consegue “desligar o cérebro”, a chance de você começar a ter enxaqueca é enorme. Se você conseguir fazer seu cérebro diminuir a frequência, é uma forma de como se livrar da enxaqueca;
  • Cuidados com alimentos e odores fortes: algumas pessoas mais sensíveis podem ter este tipo de problema quando expostas a uma experiência sensorial muito poderosa. Além da luz e dos sons, que já comentamos, sabores e aromas são capazes de disparem gatilhos neurais que causam a enxaqueca.

Leia também: Exercícios para fortalecer o abdômen depois do parto

QUANDO CONSULTAR UM MÉDICO POR CAUSA DA ENXAQUECA?

O médico precisa ser consultado quando as dores se tornarem frequentes demais ou incomodas demais. Algumas pessoas chegam a ficar totalmente incapacitadas por dias de tanta dor.

Descubra quando procurar um medico para resolver a enxaqueca

Por isso mesmo é importante não menosprezar a dor de uma pessoa com enxaqueca, já que esta é uma das formas mais cruéis de cefaleia.

Outro ponto é quando a enxaqueca começa a causar problemas por ser sempre causada por algum tipo de gatilho comum na vida de uma pessoa, como a falta de sono no caso de uma pessoa com insônia ou ainda por alguma situação de trabalho.

Considere mudar de carreira ou turno, já que determinados hábitos podem ser mudados quando se tornam insalubres.

Finalmente, procure um médico caso os analgésicos que você costuma usarem começarem a se tornarem ineficientes.

É importante, porém, não tornar isso um hábito, já que os analgésicos mais potentes têm uma série de contra indicações e efeitos adversos que fazem deles uma péssima opção de remédio recorrente na vida de qualquer pessoa.

Leia também: 9 Atitudes que te impedem de emagrecer: saiba o que não fazer!

EXISTE UMA CURA DEFINITIVA PARA A ENXAQUECA?

Até o momento não foi possível curar em definitivo a enxaqueca, já que ela se configura por uma série de fatores ainda desconhecidos para a nossa ciência.

Descubra se há cura definitiva para a enxaqueca.

Uma questão importante sobre a enxaqueca é que a manutenção de uma rotina mais saudável um dos procedimentos de como se livrar da enxaqueca (pelo menos das crises mais intensas).

Ainda assim, existem diversas pesquisas para a compreensão mais profunda do cérebro, que buscam compreender melhor ainda o que causa a enxaqueca e outros processos cerebrais que ainda não controlamos totalmente.

Já se fala em remédios similares aos usados em epilépticos, e até o uso de canabinóides para enxaqueca, mas apenas o futuro é capaz de dizer como serão os novos tratamentos para a enxaqueca.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *