Alimentos ricos em água – Aprenda tudo sobre eles!

Os alimentos ricos em água são uma parte extremamente importante da sua nutrição pelas suas vantagens à sua hidratação, por terem efeito diurético, que ajuda a manter a pressão e os rins funcionando, além de ajudar também com o intestino por serem riquíssimos em fibras.

Uma dieta equilibrada e com grandes possibilidades de sucesso tem uma quantidade razoável destes alimentos ricos em água. Aprenda mais sobre eles este artigo, onde vamos dar alguns exemplos deles, além de todas as vantagens em consumi-los, formas de fazê-lo e os cuidados que você tem de ter em relação a certos aspectos equivocados que são transmitidos na maioria dos sites e blogs de dieta.

ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA – APRENDA TUDO SOBRE ELES!

É importantíssimo compreender que os alimentos ricos em água são, na maioria das vezes, pouco calóricos e ricos em fibras, sendo por isso muito recomendados para pessoas com restrição de calorias, já que eles oferecem grande saciedade e ajudam as pessoas a eliminarem excesso de toxinas por meio da urina.

Alimentos ricos em água – Aprenda tudo sobre eles!

Sabendo disso, é importante saber equilibrar os alimentos ricos em água na sua dieta, com todas as possibilidades que eles oferecem a você.

  • Ajudam a combater a desidratação: muitas pessoas não tomam a quantidade de água recomendada para manter seus organismos limpos e hidratados, o que pode gerar diversos problemas e acúmulo de toxinas no corpo. Dessa forma, os alimentos ricos em água vão te ajudar a manter seu corpo hidratado e eficiente em relação a isto.
  • Ajudam a combater a pressão alta e outros problemas como dificuldades renais: ao estimularem maior produção de urina, os alimentos ricos em água são uma forma eficiente de combater a hipertensão e de ajudar seu corpo a eliminar diversas toxinas, que costumam se acumular quando não existe água o suficiente, e fazem com que você comece a inchar.
  • Ajudam a manter a flora intestinal em dia: por serem alimentos também ricos em fibras, os alimentos ricos em água são também uma possibilidade de abastecer seu corpo com a quantidade de fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino e a limpeza deste sistema completo.
  • São perfeitos para sucos, evitando outras opções menos saudáveis e mais calóricas: a grande maioria destes alimentos ricos em água é perfeita para sucos, evitando que você tome sucos artificiais e refrigerantes e criando mais uma opção de alimentação saudável para você.

Como você pode ver, estes alimentos ricos em água oferecem diversas vantagens! Agora vamos descobrir alguns deles.

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QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA?

Estes são alguns exemplos de alimentos ricos em água que você vai querer manter em sua dieta, já que eles são extremamente eficientes em todas as vantagens que citamos aqui, além de oferece outras vantagens para você:

Alimentos ricos em água.

  • Melancia: um excelente exemplo dos alimentos ricos em água e fibras que podem ser transformados em excelentes sucos sem grandes dificuldades. Além de ser saborosa, ter bastante água e fibras, a melancia é ainda uma fruta com praticamente nenhuma caloria.
  • Laranja. Outro dos alimentos ricos em água que rende excelentes sucos, a laranja tem, além das fibras, uma excelente quantidade de vitamina C, que fortalece o corpo e ajuda a combater as pequenas doenças que sempre parecem querer minar a nossa energia para as nossas atividades diárias.
  • Melão: outro excelente exemplo de alimento rico em água que vira um excelente suco, o melão também tem pouquíssimas calorias e um excelente sabor.  Rico em vitaminas A e C, ele ainda é uma excelente opção para o verão, independente da forma de consumo!
  • Pepino: um dos alimentos sólidos com mais quantidade de água, o pepino é uma excelente pedida em saladas e outras receitas. É também muito usado para hidratação da pele e como máscara de diminuição de olheiras. Finalmente, existe a possibilidade de sopa de pepino gelada, feita com hortelã, pepino, iogurte e cubos de gelo. O sal pode ser a gosto ou simplesmente inexistente.
  • Alface: a alface é um dos alimentos ricos em água mais eficientes neste sentido. Com praticamente zero calorias, o alface é uma excelente opção para quem deseja uma excelente alimentação sem grandes problemas. Outro ponto importantíssimo é a possibilidade de uso da alface em várias receitas, de saladas a lanches.
  • Rabanete: o rabanete é uma excelente possibilidade para saladas e outras formas de consumo, é um dos deliciosos alimentos ricos em água, ele tem também uma quantidade enorme de antioxidantes, além de um excelente complemento para uma salada de repolho.
  • Tomate: o tomate é um excelente alimento, sendo um dos mais versáteis da culinária, com grandes possibilidades com sanduíches, saladas, molhos de carne e macarrão, entre tantas outras possibilidades.

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QUAIS OS RISCOS DOS ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA?

Uma das questões que muitos não falam sobre os alimentos ricos em água quando falamos em nutrição é que eles são excelentes em controlar a saciedade, evitando que você consuma calorias excessivas, mas sempre existe o risco do exagero.  

Os riscos de exagerar na ingestão de alimentos ricos em água.

Se você os consumir excessivamente a sem balanceá-los com alimentos energéticos, ricos em carboidratos ou proteínas, você incorre no erro de deixar seu corpo sem a energia necessária para a manutenção básica, o que pode ser um problema, pois nem todos somos capazes de sintetizar as gorduras de forma adequada para não termos problemas como tonturas e fraqueza.

Outro ponto importantíssimo é equilibrar os alimentos ricos em água com o consumo de água in natura. Como todo o excesso é prejudicial, consumir líquidos em excesso também pode gerar problemas para seu corpo, sobrecarregando seus rins e gerando o incômodo de ir ao banheiro excessivamente.

Dessa forma, a melhor opção é manter a parcimônia e tentar buscar o máximo de equilíbrio possível, mantendo o máximo de qualidade de vida e variedade na sua dieta.

Os alimentos ricos em água são uma excelente pedida, seja no verão quanto no inverno, onde o consumo de sopas e caldos substitui os sucos e saladas. Acompanhados com uma rotina de exercícios e uma alimentação equilibrada, eles vão com certeza te ajudar a alcançar ou manter o peso ideal!

2 respostas

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  1. […] Nesses casos, tomar dois litros de água ou mais já é suficiente para hidratar o seu organismo e resfriar qualquer elevação de temperatura relacionada a prática do exercício. Há alguns alimentos ricos em água que podem lhe auxiliar, conheça tudo sobre eles aqui. […]

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